Festas Judaicas (Chaguim)
Shabat
Introdução
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Segundo uma antiga lenda, D'us dirigiu-se ao povo de Israel dizendo: "Meus filhos, se vocês quiserem aceitar a Torá, e observar seus preceitos
(mitzvot), garantirei a vocês o mais precioso presente."
"E qual será este presente? " - perguntaram os filhos de Israel.
"O mundo vindouro (Olam Habá)", foi a resposta.
"Diga-nos como é o mundo vindouro", retrucaram os filhos de Israel.
E D'us respondeu: "Já lhes dei o Shabat. O Shabat é apenas uma pequena amostra do mundo vindouro."
Ao longo da história o Shabat sempre foi um ponto central na vida judaica.
Desde os tempos bíblicos até hoje, é observado como dia de descanso e renovação espiritual. Serviu para trazer alegria às vidas que estariam cansadas de outra maneira.
Famílias se reunem no Shabat. Pais e filhos jantam juntos. Rezam juntos. Estudam e cantam juntos. Formam uma verdadeira família.
A essência do Shabat é expressa no livro de Exodo 20:8-10, "Lembrem-se do Shabat e mantenham-no santo. Seis dias vocês deverão trabalhar e realizar todos os seus deveres, mas o sétimo dia é Shabat para o Senhor, vocês não deverão trabalhar neste dia."
Posteriormente, os rabinos acrescentaram que o Shabat é o caminho para a salvação pessoal. "Se o povo de Israel observasse pelo menos dois Shabatot consecutivos, todo o mundo seria redimido - Shabat 118a).
Mas o que é trabalho, e o que é descanso? Descanso é apenas um fenômeno físico? Será o trabalho de alguns lazer para outros? Os lazer de um homem é igual ao de outro?
Entre outras coisas, estas perguntas foram interpretadas e respondidas desde os tempos de Rabi Akiva, e estas respostas tem gerado diversas polêmicas atualmente, principalmente no Estado de Israel, onde convivem Judeus observantes e seculares. |
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