O Rambam (Maimônides) escreve que tocar o Shofar é um dos preceitos que está além de nossa capacidade de compreensão. De qualquer maneira, Rabeinu Saadia Gaon nos dá dez motivos para o toque do Shofar:
- Rosh HaShaná marca o início da Criação, quando D'us se tornou Rei do Universo. Da mesma forma que se tocam trombetas no dia da coroação de um rei de carne e osso, nós tocamos o Shofar para coroá-lo.
- Rosh HaShaná é o primeiro dos dez dias mais propícios do ano para fazermos teshuvá. Tocamos o Shofar, pois ele comove a alma das criaturas, como um alarme que toca para que reconheçam a D'us como Rei do Universo, dizendo: "acordem de seu sono aqueles que dormem, lembrem de seu Criador e retornem a Ele. Aqueles que se esqueceram as verdades, confundidos pelas futilidades do tempo".
- O Shofar lembra a entrega da Torá no Monte Sinai, pois a Torá conta que nesta hora pôde ser ouvido um estrondoso toque de Shofar. Desta maneira, tentamos receber sobre nós aquilo que nossos antepassados aceitaram no Sinai: "Naasê VeNishmá" - Faremos e ouviremos.
- As palavras dos profetas foram comparadas ao toque do Shofar
- O shofar nos lembra a destruição do Beit HaMikdash, o Templo Sagrado em Jerusalém, e os toques das trombetas que nossos inimigos soavam.
- O Shofar também lembra o Sacrifício de Yitzchak, que estava disposto a entregar-se totalmente por mandamento divino, e, no último instante, foi substituído por um carneiro que tinha seus chifres presos num arbusto. Tocando o Shofar, o povo de Israel rememora o mérito de seus antepassados que deram a vida por causa da Torá.
- O Shofar faz com que temamos a D'us, pois contém em si mesmo a capacidade de provocar temor.
- É sábido que nos dia do Grande Julgamento serão ouvidos toques de Shofar
- O retorno de todos os judeus espalhados pelo mundo para a Terra de Israel será anunciado pelo Shofar.
- O Shofar nos lembra e confirma nossa crença na ressureição dos mortos, que será feita através do toque do Shofar
Fonte: Yeshiva's Magazine