webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
23/Jun/2017
Sivan 29, 5777

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Morte e Luto

Preceitos e Costumes do luto

A morte no judaismo
Uma hora após o falecimento, o corpo deve ser depositado com os pés em direção à porta, coberto com um lençol ou cobertor. Acendem-se velas junto à cabeça e não se deixa o corpo sozinho.

Kohanim
Um cohen (sacerdote) não pode ficar sob o mesmo teto onde há uma pessoa falecida, exceto se o morto for seu pai, mãe, irmão, irmã solteira ou filho ou se for alguém que não possua familiares.

Os últimos rituais
A "tahará" (purificação) do corpo para o enterro deve ser feita com dignidade e de forma apropriada. Os integrantes da "Chevra Kadisha" (sociedade sagrada) são responsáveis por esta tarefa.

Os enlutados
Os enlutados são as pessoas que perderam pais, irmãos filhos ou esposo(a). São eles que devem seguir o ritual de luto.

O enterro
Deve ser realizado, quando possível, no mesmo dia do falecimento. É possivel adiar o enterro quando se espera parentes vindos de locais mais remotos. É uma "mitzvah" acompanhar um enterro até a sepultura ? de fato é uma homenagem que nunca será retribuída ou agradecida pelo homenageado. Ao sair do cemitério deve se fazer o "netilat yadaim" (lavar as mãos).

O luto
O luto começa no dia do enterro. Os enlutados rasgam um pedaço da roupa que vestem. O luto dura 7 dias "shivah". Nestes dias os enlutados permanecem descalços e com a mesma roupa rasgada e são servidos por amigos e parentes. Não devem sair de casa desacompanhados. É costume sentar no chão. Não se mantem relações íntimas. Não se cortam cabelos e barba ou unhas nesse período. O Shabat corta o luto, isto é, de sexta-feira ao pôr do sol até sábado ao pôr do sol os enlutados não estão de luto. O luto recomeça sábado após o por do sol, até o sétimo dia. Mantem-se acesa uma lamparina na casa onde se faz o luto. Os homens enlutados rezam o Kadish. Costuma-se fazer as rezas de "Shacharit" (manhã) e "Arvit" (noite) na casa onde se mantem o luto. Para falar o "Kadish" é necessário haver pelo menos 10 homens maiores de 13 anos (após terem feito Bar Mitzva). Após o sétimo dia joga-se a roupa rasgada e os enlutados saem da Shivah após o shacharit.

Shloshim
Durante 30 dias é mantido o luto. Nesse periodo não se faz a barba. Não se deve participar de festas.

O ano
O luto dura um ano (11 meses lunares). No decorrer do ano se faz a lápide e deve se recitar o Kadish diariamente. Terminado o período sai-se do luto e não há restrição alguma. Após o ano, o recita-se o Kadish nos aniversários do falecimento ou nas grandes festas.
Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]