webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
30/May/2017
Sivan 5, 5777

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Morte e Luto

O que é o Kadish dos Enlutados e Por que é recitado?

O Kadish é a prece que um enlutado recita por 11 meses após o falecimento de seu pai ou mãe. É recitado por apenas um mês em caso de falecimento de um irmão, irmã, esposa ou marido, filho ou filha. É comumente conhecido como a 'Oração dos Mortos'. Na realidade, ao lermos a tradução de suas palavras, que estão em aramaico, contata-se que é uma afirmação na crença e confiança no Todo-Poderoso. Eis a tradução baseada no Sidur Artscroll (http://www.artscroll.com/):


Que o Seu grande Nome seja exaltado e santificado no mundo que Ele criou conforme Sua vontade.
Que Ele queira estabelecer Seu reinado ... durante nossas vidas e durante a vida de toda a Família de Israel, rapidamente e em breve.
(A Congregação responde: 'Amen. Que Seu grande nome seja abençoado para sempre e eternamente').
Abençoado, louvado, glorificado, exaltado, enaltecido, honrado, elevado e elogiado seja o nome do Todo-Poderoso.
(A Congregação responde: 'Abençoado Seja')
Acima de todas as bênçãos e cânticos, louvores e consolações que possam ser pronunciados no mundo.
Que possa haver paz abundante provinda dos Céus e vida boa sobre nós e todo Israel.
Aquele Que estabelece paz nas alturas, Que possa trazer a paz sobre nós e sobre todo Israel.


Como se pode notar, não há nenhuma menção ao falecido, sobre morte ou luto. O Kadish é uma afirmação de vida: o reconhecimento do Todo-Poderoso, uma prece para que Sua grandeza seja reconhecida no mundo e um pedido por paz e vida.

O Kadish é recitado porque, além de afirmar e reassegurar a crença do enlutado no Todo-Poderoso, ele traz méritos à alma da pessoa falecida, pois aquele que recita o Kadish (o enlutado) faz com que a congregação louve o nome de D'us ao recitarem "Que Seu grande nome seja abençoado para sempre e diariamente" e "Abençoado Seja". Há muitas histórias no Talmud e no Midrásh (uma coletânea de explicações sobre a Torá) sobre os grandes benefícios gerados pelo pronunciamento do Kadish para a alma da pessoa falecida no Mundo Vindouro.

Um amigo meu me confidenciou que a obrigação de dizer o Kadish não apenas lhe proporcionou uma maneira de demonstrar respeito e gratidão aos seus pais, mas o confortou tremendamente trazendo-o à sinagoga e à companhia de outros Judeus duas vezes por dia.

Fonte: Meor HaShabat Fax
Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]