webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
28/Jun/2017
Tamuz 4, 5777

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Bar / Bat Mitzva

O que é um Bar ou Bat Mitzvá?

No dia de Bar ou Bat Mitzvá, uma criança judia se torna um adulto totalmente responsável a D'us por se tornar uma pessoa melhor.

De acordo com a Halachá, um menino é considerado "bar mitzvá" quando completa 13 anos de idade e atinge o status de adulto. Já uma menina judia se torna "bat mitzvá" quando faz 12 anos.

Nessa auspiciosa época, eles se tornam judeus adultos completos e são apresentados tanto com a oportunidade de crescer espiritualmente como com a responsabilidade de se tornar uma pessoa melhor.

As meninas atingem o status de adultas um ano antes dos meninos porque, comumente, amadurecem física e emocionalmente antes deles, prontas para abraçar as exigências de uma vida adulta responsável.

O SIGNIFICADO DE UM BAR E DE UM BAT MITZVÁ

Quando meninos e meninas se tornam bar ou bat mitzvá, eles atingem um novo estágio de desenvolvimento em suas vidas e começam a pensar sobre que tipo de pessoas querem ser.

Na puberdade, uma pessoa não vive mais no mundo de fantasia da infância e pode começar a fazer uma avaliação realista de seu mundo. Esse é o momento quando a consciência moral e a sensibilidade se desenvolvem completamente, permitindo que elas tenham total responsabilidade por seus atos.

De acordo com a tradição judaica, é nesse ponto que elas são consideradas prontas para canalizarem sua inclinação para o bem e sujeitarem suas tendências naturais de colocar sempre suas próprias necessidades antes das dos outros.

Em um nível mais profundo, assim como seus corpos estão crescendo e ganhando novas formas, assim também suas almas estão crescendo e mudando. A tradição cabalística nos diz que o espírito de uma pessoa tem diversos níveis de alma. Um novo nível chamado Neshamá ganha consciência no momento do bar ou bat mitzvá. É esse nível que dá à pessoa a habilidade de tomar decisão conscientes e racionais.

POR QUE O TERMO BAR OU BAT MITZVÁ?

O termo bar mitzvá significa, literalmente, "filho de um mandamento", e bat mitzvá, "filha de um mandamento", o que alude a duas coisas:

Um menino bar mitzvá ou uma menina bat mitzvá aspirar aproximar-se de D'us ? como um filho ou filha a seus pais.

O principal meio de fazer isso é mantendo os mandamentos ou as mitzvót que D'us revelou na Torá. De fato, talvez o acontecimento mais significativo nesse dia é o compromisso do (da) jovem de se tornar totalmente responsável por manter os mandamentos da Torá.

A CELEBRAÇÃO

Bar e bat mitzvás são tipicamente celebrados com festa, com toda a família e todos os amigos próximos do bar ou bat mitzvá para celebrar sua entrada na vida adulta.

A festa é freqüentemente acompanhada por discursos de amigos e parentes que encorajam o bar ou bat mitzvá a tomar para si seu novo papel como adulto judeu completo com alegria, e a aspirar o ganho de espiritualidade em sua vida.

Além disso, no Shabat que sucede o aniversário de 13 anos do bar mitzvá, ele é chamado à Torá durante o serviço matinal na sinagoga para recitar a bênção na Haftará. Muitos meninos também lêem a porção semanal da Torá, tendo já estudado com antecedência com um chazan ou com um moré especializado na leitura da mesma.

Parabenizamos todos aqueles bar e bat mitzvás como membros adultos da comunidade judaica. Que atinjam todo o seu potencial para a grandeza.

Fonte: Aish HaTorah
Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]