webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
29/Jun/2017
Tamuz 5, 5777

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Pidion HaBen

O Pidion HaBen

Pidion HaBen, a "redenção do primogênito", acontece quando um bebê tem pelo menos 31 dias de vida, e envolve suaa "recompra de um cohen" (veja em Números 18:15)

O pano de fundo para esta mitzvá é relativamente complexo, mas aqui vai:

Originalmente, D'us pretendia que o primogênito de cada família judia fosse um Cohen, ie, o representante da família no Tempo Sagrado (Êxodo 13:1-2, Êxodo 24:5 com Rashi).

Então aconteceu o incidente com o bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do Monte Sinai e quebrou as tábuas da lei, ele deu um ultimato para o povo: "Façam sua escolha - D'us ou o ídolo" (Êxodo 32:36). Somente a tribo de Levi veio para o lado de D'us. Neste ponto, D'us decretou que primogênto de cada família perdera o status de Cohen - e dali em diante, todos os Cohanim viriam da tribo de Levi (Números 3:11-12).

O que nos traz à mitzvá do Pidion HaBen. Uma vez que um primogênito é tecnicamente um Cohen cujo potencial não pode ser exercido, ele deve ser substituído (por assim dizer) por um Cohen da tribo de Levi. Isto é feito pelo pai do bebê, que oferece um resgate pelo menino, no valor de cinco moedas de prata.

Uma razão mais profunda para realizarmos esta mitzvá é para nos lembrar do êxodo do Egito, quando D'us matou os primogênitos egípcios, salvando os primogênitos judeus. Além disso, uma vez que amamos tanto nosso primogênito, é um momento adequado de reconhecer o fato de que tudo que possuímos na verdade pertence a D'us. (Números 3:13)

Quem faz Pidion HaBen

Há muitos fatores que determinam quando e se deve ser feito um Pidion HaBen, assim, você deverá encontrar um Rabino versado na Lei Judaica para lhe guiar.

Em geral, o Pidion HaBen se aplica apenas ao filho que "abriu o ventre de sua mãe." Assim, todas as condições abaixo devem se aplicar:

1) A mãe é judia e nunca teve um bebê antes (nem menino nem menina).

2) O bebê nasceu de parto normal (não cesárea).

3) A mãe não teve abortos anteriores a este nascimento.

4) O pai do bebê não é Cohen ou Levi, e o pai da mãe não é Cohen ou Levi.

5) Uma vez que a mitzvá se aplica a qualquer filho que "abra o ventre de sua mãe", um Pidion HaBen também se adequa ao segundo casamento do pai.

COMO FAZER O PIDION HABEN

Se as condições acima se aplicarem, segue o procedimento para o Pidion HaBen.

1) Encontre um Cohen com uma forte tradição familiar comprovando que é realmente um Cohen.

2) Obtenha cinco moedas de prata, contendo cerca de 110 gramas de prata. Cinco moedas de dólar americano podem ser usadas, embora isso dependa de que parte do mundo você está.

3) A cerimônia do Pidion HaBen é feita quando o bebê tem 31 dias de idade. Se o trigésimo primeiro dia for Shabat, então a cerimônia é feita no dia seguinte.

4) A cerimônia acontece com uma refeição festiva. Para demonstrar o amor pela mitzvá, o bebê normalmente é trazido numa bandeja de prata decorada com jóias.

5) A cerimônia de fato segue. O pai atesta o fato de que este é realmente seu primogênito. O Cohen pergunta para o pai "O que você prefere, dar-me seu primogênito ou resgatá-lo?" (é uma pergunta retórica, porque a Torá requer que o pai resgate o filho).

O pai então diz as seguintes duas bençãos

(1) Baruch ata Ado-nai, Elo-heinu Melech ha'olam, asher kideshanu bemitzvotav, vetzivanu al Pidyon haben.
Bendito sejas Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que nos Santificaste com suas mitzvot e nos intruiu sobre o resgate de um filho.

(2) Baruch ata Ado-nai, Elo-heinu Melech ha'olam, Shehecheyanu vekimanu Vihigianu lazman hazé.
Bendito sejas Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que nos manteve vivos, nos sustentou e nos trouxe a este momento.

O pai dá as moedas ao Cohen, que abençoa a criança, e recita a benção sobre um copo de vinho. O texto completo da cerimônia está no Sidur.

OBSERVAÇÕES

Se seu bebê não atende às condições para ter um Pidion HaBen, não se preocupe - não há problema com isso. Na verdade, apenas 1 em cada 10 famílias tem as condições para um Pidion HaBen.

Se alguém deveria ter tido um Pidion HaBen quando criança, mas nunca teve (ie, seus pais negligenciaram), então a pessoa tem a obrigação de cuidar disso ela mesma. Neste caso, deve contatar um rabino imediatamente para organizar a cerimômia.

Autor: Rabbi Shraga Simmons
Fonte: Aish HaTorah
Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]