webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
25/May/2016
Iyar 17, 5776

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Casamento

Um Guia para o Casamento Judaico

muito mais do que uma troca de alianas. Trata-se de aprender seu profundo significado, bem como imprimir uma cpia para os convidados do seu casamento!

O casamento judaico repleto de rituais significativos, dando sentido ao propsito e significado mais profundo do casamento. Esses rituais simbolizam a beleza do relacionamento entre marido e mulher, bem como suas obrigaes para com outro e com o povo Judeu.

Na preparao para o casamento, o chatan (noivo em Hebraico) e a kallah (noiva) no devem apenas focar nos aspectos materiais e cronolgicos da vida de casado, mas devem tambm se preocupar com a preparao para um futuro religioso, espiritual e moral.

O guia abaixo explica as tradies do casamento Judaico, e lhe ajudar a entender melhor a beleza e a alegria dessa comemorao.

O DIA DO CASAMENTO
O amanhecer do dia do casamento anuncia o dia mais feliz e sagrado da vida de uma pessoa. Esse dia considerado um Iom Kipur particular para o chatan e a kallah, a partir deste dia todos os seus erros do passado so perdoados, uma vez que eles se fundem numa nova e completa alma.

Como no Iom Kipur, tanto o chatan como a kallah jejuam (neste caso, desde o amanhecer at o final da cerimnia de casamento). E na cerimnia, o chatan veste o kittel, a tradicional vestimenta branca usada em Iom Kipur.

KABALAT PANIM
costume o chatan e a kallah no se verem uma semana antes do casamento. Uma recepo separada, chamada Kabalat Panim, feita bem antes da cerimnia do casamento.

A tradio judaica compara o casal com o rei e a rainha. A kallah ficar sentada num trono recebendo os convidados, enquanto o chatan rodeado por convidados que cantam e brindam com ele.

Nessa hora tradio a me da noiva e do noivo ficarem de p e juntas quebrarem o prato. A razo para mostrar a seriedade do compromisso ? assim como um prato nunca poder ser completamente consertado, um relacionamento quebrado no pode ser completamente consertado.

BADEKEN
Depois vem o badeken, quando o noivo cobre a noiva com o vu. O vu simboliza a idia de modstia, e transmite a lio de que mesmo a atrao fsica sendo importante, mais ainda so a alma e o carter.

O chatan, acompanhado da famlia e amigos, segue at o quarto da kallah e coloca o vu sobre sua face. Este um costume antigo e serve como a primeira de muitas aes que o noivo sinaliza seu comprometimento em vestir e proteger a sua esposa. Isso lembra quando Rebeca cobriu seu rosto antes de se casar com Isaac.

CHUP
A cerimnia de casamento acontece embaixo de uma chup (toldo), o smbolo da casa que ser construda e dividida pelo casal. aberta de todos os lados, assim como era a tenda de Avraham e Sarah a fim de receber todos os amigos e parentes com incondicional hospitalidade.

A chup geralmente montada ao ar livre, sob as estrelas, como um sinal de beno dada por D'us ao patriarca Avraham, que seus filhos sero como estrelas do cu.

O chatan e a kallah usaro uma jia embaixo da chupah (toldo do casamento). O comprometimento mtuo do casal est baseado na essncia de como eles so como pessoas e no nas suas respectivas posses materiais.

O chatan, seguido da kallah, geralmente guiado at a chup pelos seus pais.

Sob a chup, a kallah d sete voltas ao redor do chatan. Uma vez que o mundo foi criado em sete dias, metaforicamente como se a kallah estivesse construindo as paredes da nova casa do casal. O nmero sete tambm simboliza a totalidade e integridade que eles no podem atingir separadamente. A kallah fica ento do lado direito do chatan.

BENOS (KIDUSHIN)
Duas taas de vinho so usadas na cerimnia de casamento. A primeira acompanha a beno de noivado, e aps ser recitada, o casal bebe dessa taa.
O vinho, um smbolo de alegria na tradio judaica, est associado com o Kidush, a reza de santificao recitada no Shabat e nas festividades. O Casamento, que chamado de Kidushin (Sagrado), a santificao do homem e da mulher um para o outro.

DANDO A ALIANA
A aliana deve ser feita de ouro puro, sem desenhos ou ornamentos (ex. pedras) ? isso porque se espera que o casamento seja de uma beleza simples.
O chatan agora pega a aliana de casamento nas suas mos, e ao olho n de duas testemunhas, ele declara a sua esposa: "Eu te consagro com este anel de acordo com as leis de Moiss e Israel". Ento, ele coloca o anel no dedo indicador da mo direita de sua noiva. De acordo com a lei judaica, esse o momento central da cerimnia de casamento, e o casal est completamente unido nesse momento.

KETUB (CONTRATO NUPCIAL)
Ocorre ento a leitura da Ketub (contrato nupcial) com o texto na lngua Aramaica. No casamento, o chatan aceita para si algumas responsabilidades matrimoniais que so detalhadas na Ketub. A sua obrigao principal prover alimentos, abrigo e roupas para sua esposa, e ser atencioso com relao s suas necessidades emocionais. A proteo dos direitos de uma esposa judia to importante que o casamento s pode ser formalizado aps a leitura completa do contrato.

O documento assinado por duas testemunhas, e mantido como um acordo de obrigaes legais. A Ketub de propriedade da kallah e deve ser acessvel durante todo o perodo do casamento. Geralmente escrita em meio a um linda arte final, para ser enquadrada e pendurada em casa. A leitura da Ketub atua como uma quebra entre a primeira parte da cerimnia -- Kidushin, e a ltima parte -- Nissuin (casamento).

AS SETE BENOS
As Sete Benos (Sheva Brachot) so agora recitadas sobre um segundo copo de vinho. O tema dessas benos ligam o noivo e a noiva, chatan e kallah, para nossa f em D'us como Criador do mundo, Maior Benfeitor da alegria e do amor, e Redentor final do nosso povo.

Essas benos so recitadas por um rabino ou outras pessoas que os familiares desejam honrar.

No final das sete benos. Novamente o noivo e a noiva bebem um pouco de vinho.

QUEBRANDO O COPO
Um copo colocado no cho, e o chatan quebra com o seu p. Esse ato serve como uma expresso de tristeza com a destruio do Templo em Jerusalm, e proporciona ao casal sua identidade de povo Judeu. Um Judeu, mesmo no maior momento de sua alegria, tem em mente sua vontade maior ainda de reerguer Jerusalm ao seu mais alto jubilo.

Outros explicam que essa a ltma vez que o noivo "pisa" em algum. Em Israel, o copo quebrado bem no comeo, antes da leitura da Ketub.
Isso marca a concluso da cerimnia. Com gritos de "Mazel Tov", o chatan e a kallah oferecem uma alegre recepo para seus convidados, enquanto eles deixam a chup e se dirigem ao quarto de Yichud, para terem o seu momento de privacidade.

YICHUD
O casal acompanhado por testemunhas para um quarto privado e ficam sozinhos pela primeira vez. Esse momento de privacidade significa o novo direito adquirido da noiva e do noivo de viverem juntos como marido e mulher. Uma vez que o casal estava de jejum desde o amanhecer, nesse momento que eles quebram o jejum.

A REFEIO FESTIVA (SEUD)
uma mitzv para os convidados alegrarem o chatan e a kallah no dia do seu casamento. Com muita msica e danas os convidados brindam com o novo casal. Para alegrar mais ainda esta ocasio, alguns convidados chegam a demonstrar suas habilidades acrobticas e malabaristas.

Aps a refeio, recitada Birkat Hamazon (beno aps a refeio), e so repetidas as Sheva Brachot (Sete Benos).

Durante a semana que sucede o casamento, costume os amigos e parentes dos noivos oferecerem uma refeio festiva para homenage-los. Essa semana chamada de Sheva Brachot, por causa das benos ditas no final de cada uma destas refeies festivas.

Fonte: Aish HaTorah
Indique para um amigo!
Para continuar vendo o contedo deste site, voc deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]