webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
25/Jun/2017
Tamuz 1, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Iom Zikaron

Introdução

O dia 4 de Iyar, véspera do Dia da Independência, foi definido pelo Governo de Israel, em 5709, como o Dia de Recordação aos caídos nas batalhas para o estabelecimento do Estado de Israel em sua terra em sua pátria, na Guerra da Independência e nas que a seguiram.

De acordo com a Lei, na noite do dia 4 de Iyar todos os locais de entretenimento do país ficam fechados. As bandeiras são abaixadas em todos os lugares públicos a meia haste, velas de recordação são acesas em todos os edifícios públicos e sinagogas, as pessoas se reunem nos cemitérios militares, e são realizados atos de recordação públicos. Desde 5725, o ato de abertura deste dia se realiza no Muro das Lamentações. Na oração de Shacharit, muitas sinagogas agregam uma oração especial por esta Recordação.

Antes do meio dia, se escuta em todo país um toque de sirene de dois minutos, e todos os habitantes de Israel para suas atividades e permanecem em pé, em silêncio.

Ao término de Iom HaZikaron, iniciam-se as comemorações de Iom HaAtzmaut.

O dia 4 de Iyar recorda a todos os caídos em todas as guerras que Israel teve que suportar com seus vizinhos árabes. Sempre em minoria, enfrentando exércitos grandes e numerosos, Israel lutou a Guerra da Independência (1948), do Sinai (1956), dos Seis Dias (1967), de Iom Kipur (1973), Operação Paz na Galiléia (1982), Intifada (1987), Guerra do Golfo (1991) e Intifada de Al Aksa (2000-2002).
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]