webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
23/May/2017
Iyar 27, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Rosh HaShaná

O Serviço Religioso na Sinagoga

Serviço da Véspera:

O serviço de Erev Rosh HaShaná consiste no Meio Kadish, Shemá, Amidá e as rezas de encerramento.

Serviço Matutino

O serviço matutino consiste do seguinte: rezas matinais, Shemá, Amidá, leitura da Torá, toque do Shofar (exceto no Shabat), serviço de Mussaf e Birkat HaCohanim.

Leituras da Torá

Primeiro Dia: O nascimento de Yitzchak é o tema do primeiro dia de Rosh HaShaná. Aprendemos a lição da Divina providência e onipotência. Sara, aos 90 anos de idade, dá a luz a seu primeiro e único filho, Yitzchak, quando Avraham tinha cem anos de idade. Yitzchak faz parte da Aliança entre Avraham e D'us aos 8 dias de vida.

Segundo Dia: O sacrifício de Yitzchak é o tema desta segunda leitura da Torá, e vem logo após o trecho lido no dia anterior. O sacrifício de Yitzchak representa o auge da devoção do Judeu para com D'us. Em Rosh HaShaná, quando o mundo se encolher perante o julgamento perante D'us, evocamos o sacrifício de Yitzchak, através do toque do Shofar (chifre de carneiro - remanescente do que substitui Yitzchak no sacrifício), querendo dizer: Se não tivermos nenhum outro mérito, lembre-se da devoção de Avraham. Lembre-se com o primeiro judeu, representando todas as futuras gerações de judeus, representou-nos numa Alianã de auto-sacrifício para Ti.

Haftarot

Primeiro Dia: Lemos sobre o nascimento de Shmuel. Ambas, Sará e Hana não tinham filhos e eram estéreis, mas D'us as abençoou com um filho cada. Ambos, Yitzchak e Shmuel, foram consagrados com o serviço de D'us. Yitzchak pelo sacrifício e Shmuel como profeta.

Segundo Dia: Lemos sobre a reconstrução final do Templo Sagrado e a redenção de Israel.

Toque do Shofar

O serviço de toque do Shofar consiste em recitar os Salmos preparatórios, a benção sobre a mitzvá de tocar o Shofar, e os versículos de fechamento.
O mandamento primário e central de Rosh HaShaná é o toque do Shofar. Como colocado por Maimônides, o Shofar diz para cada indivíduo: "Acorde!". Até mesmo a pessoa mais espirituasa deve atender ao chamado do Shofar. Quando o Povo Judeu ouve o Shofar, seus corações estão abertos, atentos sobre seus pecados e arrependidos.

O Serviço de Mussaf

O serviço de Mussaf consiste da Amidá do Mussaf, toques adicionais do Shofar, repetição da Amidá pelo chazan, toques adicionais do Shofar, e Birkat HaCohanim

Birkat HaCohanim

Os sacerdotes, ou Cohanim, descendentes diretos de Aharon, o Sumo Sacerdote, devem abençoar o Povo Judeu com uma benção em três partes. É costume realizarem este dever no serviço de Mussaf dos dias festivos. Na preparação para sua benção, os Cohanim tiram os sapatos, e os Leviim ritualmente lavam suas mãos, e então, os Cohanim se reunem na frente ou na parede ocidental da sinagoga.

Durante a benção, as pessoas não devem olhar diretamente sobre os Cohanim, já que a presença Divina está sobre eles. É costume que os homens cubram seus olhos com seus mantos de oração (talit), e as mulheres se fixem em seus livros de oração. Depois da benção, é costume agradecer aos Cohanim com as palavras Yishar Koach.

Tarde

O serviço da tarde consiste nas rezas de abertura, leitura da Torá (se Rosh HaShaná cai no Shabat), a Amidá, a repetiçao da Amidá pelo Chazan, o Avinu Malkeinu (Nosso Pai, Nosso Rei), rezas de encerramento e o Tashlich.

Tashlich

No primeiro dia de Rosh HaShaná (ou no segundo se o primeiro cai no Shabat), é costume visitar uma fonte de água que tenha peixes. Água simboliza a bondade, e os peixes, olhos sempre abertos. O Tashlich serve para jogar na água, simbolicamente, todas os pecados ou transgressões que possamos ter feito.

Fonte: Beit Chabad
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]