webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
23/Apr/2017
Nissan 27, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Sucot

Etrog, Lulav e as Quatro Espécies

"e tomarão, no primeiro dia (de Sucot) a fruta da boa árvore, um ramo de palmeira, o ramo da mirta e salgueiro do córrego, e regozijarão perante o Senhor Seu D-us, por sete dias"
Levítico 23

Dos muitos símbolos associados a Sucot, os mais importantes são as Quatro Espécies. As quatro espécies são:

  • Etrog - O fruto da boa árvore, conhecido como romã

  • Ramo da Palmeira - conhecido como lulav

  • Mirta - o hadas

  • Salgueiro - o aravá


  • Juntos estes quatro itens perfazem ingredientes importantes para a celebração de Sucot na sinagoga.

    Ao escolher um etrog, procure por um que esteja limpo e livre de manchas. Assegure-se de que a coroa está intacta. Uma textura ondulada é preferível a uma lisa. E um etrog verde é recomendado ao invés de uma amarelo, uma vez que o amarelo já está maduro, enquanto o verde, que amadurecerá logo, durará mais.

    Para fazer o Lulav, você precisará juntar o lulav, o hadas e o aravá. Ao escolher o etrog e o lulav, lembre-se que é importante que este seja "bonito", ou hadar.

    O ramo da palmeira deverá ser o mais verde e reto possível. Assegure-se que o ramo central não se divida e que as folhas não estejam machucadas. Escolha três ramos de mirta de entre 12 e 15 polegadas de comprimento, assim como dois ramos de salgueiro que precisam ser maiores que o de mirta. Fixe a mirta e o lulav com um pedaço de barbante ou elástico.

    Na sinagoga, o Lulav, na mão direita, e o Etrog na esquerda, são carregados enquanto o Hallel (salmos) são cantados. No fim do serviço, o Etrog e o Lulav são novamente segurados durante as Hoshanot, a reza em que a congregação circula o tempo cantando hinos de alegria e agradecimento.

    Fonte: Holidays.Net
    1 2 3 4 5
    Somente usuários logados podem avaliar os textos

    Indique para um amigo!
    Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
    Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
    Sign in with Facebook [Fechar]