webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
23/May/2017
Iyar 27, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Purim

Compilação da Meguilat Ester

1. O BANQUETE DE ACHASHVEROSH, O REINADO DE ESTER E A SALVAÇÃO DE ACHASHVEROSH DA MORTE

Há muitos anos, após a destruição do Beit Hamikdash em Jerusalém, os Judeus foram expulsos de Eretz Israel e se dispersaram entre os povos.

Os Judeus moravam também em Shushan a capital, sob o domínio do rei Achashverosh, rei da Pérsia e Madai, que reinava da Índia até a África Negra, 27 países.

Ao completarem 3 anos de reinado, o rei organizou um banquete (festa) a todos os ministros e súditos. A rainha Vashti também organizou um festa para as mulheres. Depois de sete dias o rei embriagado pediu para trazerem e rainha Vashti e mostrá-la a todos os convidados, porém a rainha Vashti negou-se a comparecer. O rei ficou muito enfurecido e por sugestão de seus ministros e súditos decidiu expulsá-la. Após ter expulsado Vashti, o rei Achashverosh ordenou a seus ministros e súditos que encontrassem uma outra rainha, mais bonita. Os criados passaram por todos os países do reino, procuraram e trouxeram todas as moças bonitas para o castelo para que o rei escolhesse pessoalmente a rainha.

Dentre as belas moças que foram escolhidas encontrava-se também Ester, a hebréia, moça orfã, que cresceu na casa de seu tio Mordechai. Quando Ester foi levada para o palácio real, Mordechai, o hebreu, ordenou-lhe que não revelasse a sua descendéncia hebréia.

Dentre todas as moças Achashverosh gostou de Ester e a elegeu para ser a rainha. Mordechai passou a morar perto do palácio, para saber como Ester estava.

Certo dia, quando se encontrava perto do portão do palácio, Mordechai ouviu dois ministros reais intencionando matar Achashverosh, e Mordeohai revelou o fato a Ester, e ela alertou o rei, e com isso salvou-lhe a vida.

2. A FIGURA DE HAMAN, ESTER É ENVIADA PARA PEDIR POR SEU POVO E CONVIDA HAMAN E ACHASHVEROSH PARA UMA FESTA

O rei Achasverosh tinha muitos ministros e súditos, porém o Primeiro-ministro, e o mais honrado de todos era Haman, um homem ruim e falso, descendente dos amalequitas, que exigia de todos que se curvassem e se ajoelhassem para ele, e com isso todos se curvavam quando ele passava, apenas Mordechai o hebreu, tio de Ester, negou-se a ajoelhar para ele.

Haman ficou muito enfurecido, e por isso odiava todos os hebreus (Judeus), e decidiu exterminá-los todos num mesmo dia. Para determinar o dia adequado, realizou um sorteio - sorteou dentre todos os dias do ano, e a sorte caiu no dia 13 de Adar. Daí o nome Purim (que em hebraico quer dizer sorteio), pelo sorteio que Haman realizou.

Após Haman ter determinado o dia, recebeu a autorização do rei para exterminar, matar e aniquilar todos os hebreus (Judeus), que morassem nos países sob o domínio do Rei Achashverosh.

Quando os hebreus souberam disso, Mordechai reuniu-os todos no Beit HaKnesset. Eles jejuaram e rezaram para D'us por três dias seguidos, para que os salvasse das mãos de Haman - o perverso, e de suas atrocidades.

Mordechai pediu a Ester que tentasse influenciar o rei Achashverosh para que anulasse a perversidade que recaíra sobre os hebreus. Ester temeu dirigir-se ao rei, porém entendeu que apenas ela poderia tentar reverter a maldade. Reuniu forças e coragem, dirigiu-se ao rei e solicitou sua audiência. Ao chegar ao rei, Ester encontrou simpatia em seus olhos. Ele estendeu-lhe o cedo de ouro e disse-lhe: "Qual é seu problema, Ester, e qual a sua solicitação? Até metade do meu reino eu o darei a você." - Ester apenas pediu que o rei e Haman viessem para a sua festa, que ela estava preparando em suas homenagens, em sua casa.

Haman ficou muito lisonjeado com a parte que lhe tocava em ser convidado à casa da rainha; porém ao sair do palácio, ao ver Mordechai no portão do rei, e que não se curvou para Haman, ficou enfurecido. Correu à sua casa e contou a Zerash, sua esposa, e a seus dez filhos sobre a lisonja que lhe cabia, porém esta honra não lhe valia enquanto Mordechai não se curvasse a ele, enquanto Mordechai não se ajoelhasse para ele. Então, os membros de sua família lhe sugeriram que construísse uma grande forca e que lá enforcasse Mordechai, o hebreu. Esta sugestão deixou Haman feliz.

3. ACHASHVEROSH E HAMAN JUNTO A ESTER, A QUEDA DE HAMAN, A SALVAÇÃO DOS JUDEUS

Naquela noite o rei estava com o sono perturbado. Ele ordenou a seus súditos que lessem para ele do livro de memórias. O capítulo que lhe foi lido era a história que relatava como Mordechai, o hebreu, salvou a vida do rei. Isso ocorreu quando Mordechai, o hebreu, revelou ao rei Achashverosh que Bagtan e Tarash queriam assassiná-lo. Agora, o rei lembrou que não havia agradecido a Mordechai, e não lhe havia dado nenhum prêmio por te-lhe salvo a vida.

O rei chamou a Haman e perguntou-lhe: "O que fazer ao homem a quem o rei que reconhecer?". Haman estava certo de que o rei se referia a ele próprio, portanto sugeriu que lhe vestissem com roupas reais e o colocassem sobre o cavalo real e o levassem pelas ruas de Shushan, a capital, e um dos ministros reais levaria o cavalo e lhe diria: "Assim se fará com o homem a quem o rei lhe dá seu reconhecimento!".

Então o rei disse a Haman que se apressasse e trouxesse a vestimenta real e o cavalo e que assim fizesse com Mordechai, o hebreu, que morava no portão do palácio. Haman vestiu Mordechai, o hebreu, com as roupas reais, colocou sobre o lombo do cavalo e o conduziu pelas ruas da cidade proferindo-lhe: "Assim se fará ao homem a quem o rei lhe dá seu reconhecimento!".

Após Haman ter conduzido Mordechai pelas ruas da cidade retomou à sua casa: "Haman correu à sua casa enlutado e de cabeça baixa." Haman contou a seus filhos e à Zerash, sua esposa, tudo o que lhe havia acontecido, e eles lhe disseram: "O que lhe aconteceu agora com Mordechai é um sinal do que irá ocorrer con você no futuro". "Pois ele se curvará a seus pés".

O rei Achashverosh e Haman vieram para o banquete da rainha Ester. Depois do rei ter bebido e comido, disse à Ester: "Peça o que quiser, Ester, e eu lhe darei, e o que solicitar, lhe darei até metade de meu reino." A rainha Ester respondeu: "Dê-me a minha vida como pedido e a de meu povo como solicitação" - Ester contou ao rei sobre a perversidade de Haman em querer matar e destruir todos os Judeus. Agora revolou-lhe que era hebréia, e por isso destinada a morrer juntamente com seus irmãos hebreus.

Quando o rei ouviu isso ficou muito enfurecido e perguntou: "Quem é este homem que teve a coragem de fazer isso?" - Ester respondeu: "Um homem perverso e inimigo que é este Haman!" - Haman se assustou muito com as palavras de Ester e com a reação do rei, e que, imediatamente o rei ordenou que o perverso Haman fosse enforcado na árvore que havia preparado para Mordechai, o hebreu.

Depois disso Ester revelou ao rei a proximidade de Mordechai com ela. "E o rei transferiu o título que era de Haman para Mordechai". E Mordechai tornou-se o braço direito do rei.

Ester conseguiu o ìndulto do rei para que cancelasse a perversidade, de destruir, matar e dizimar todos os Judeus de todos os países do reinado de Achashverosh; e o rei disse a Mordechai que escrevesse uma nova ordeme que assinasse em natureza real. Esta nova ordem permitira a todos os Judeus permanecerem vivos, matar quem tentar exterminá-los e se vingarem de seus inimigos.

Assim, o péssimo dia em que Haman queria matar e destruir todos os Judeus, transformou-se em um dia de alegria e regozijo.

E Mordechai saiu diante do rei com roupas reais e coroa de ouro. E a cidade de Shushan alegrou-se e se regozijou: e para os Judeus houve brilho e alegria e felicidade e veneração.

Desde então, todo ano costumamos comemorar a festa de Purim exatamente no dia em que tudo se transformou: 14-15 Adar - "da tristeza para a alegria e do luto para o dia festivo, para dias de banquete e mishloach manot com os semelhantes, e presentes aos pobres.

Fonte: Eitan SP
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]