webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
23/Apr/2017
Nissan 27, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Tzom Gedalia

Origem

Quando o rei da Babilônia, Nabucodonosor, conquistou Jerusalém, matou e exilou a maior parte de seus habilitantes e nomeou Gedalia, filho de Achikam, como governador da província, agora Babilônica, de Judá. Muitos judeus que haviam fugido para Moab, Ammon, Edom, e outras terras vizinhas voltarem para Judá, assumiram novamente suas vinhas, e aproveitaram de uma trégua após o sofrimento anterior.

No entanto, Baalis, rei de Amon, hostil e invejoso dos remanscentes da Judéia, enviou e encorajou o judeu Yishmael Ben Netania, descendente da família real de Judá, para assassinar Gedalia. No sétimo mês (Tishrei), um grupo de judeus liderados por Yishmael veio ter com Gedalia na cidade de Mitzpa e foi recebido cordialmente. Gedalia tinha sido avisado das más intenções de seus visitantes, mas recusou-se a acreditar em seus informantes, acreditando que seu relatório era meramente conspiratório. Yishmael assassinou Gedalia, e também matou a maior parte dos judeus que tinha se juntado a ele, e também muitos babilônios a quem o Rei da Babilônia tinha deixado com Gedalia. Os judeus que sobraram, temendo à vingança de Nabucodonosor (por ter visto o governante escolhido por ele ter sido morto por um judeu) fugiram para o Egito.

Os judeus que sobrevireram então se dispersaram, e a terra ficou desolada. Em lembrançã a estes eventos, os sábios judeus instituiram o Jejum do Sétimo, no dia do assassinato de Gedalia, no sétimo mês (Tishrei).

Sugere-se que o assassinato de Gedalia foi no dia 1o de Tishrei, mas o jejum foi adiado até depois de Rosh HaShaná, uma vez que é proibido jejuar durante uma festa judaica. Sobre este dia de jejum, os Rabino dizem que seu objetivo é estabelecer a relação entre a morte de um justo com a destruição da casa de D'us. Assim como ordenaram um jejum quando da destruição do Templo, ordenaram também um jejum quando da morte de Gedalia.

Fonte: Wikipedia.Org
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]