webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
29/May/2017
Sivan 4, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Purim

A Palavra 'Purim'

A origem da palavra 'Pur' aparenta ser persa. Como escrita na Meguilat Ester, significa 'sorteio'. Purim é o plural da palavra 'Pur', e portanto significa 'sorteios'. A festa se chama Purim devido aos sorteios promovidos por Haman.

A palavra Pur também está relacionada com a palavra hebraica 'porer', que significa desmantelar, quebrar, destruir, quebrar em pedaços. A palavra 'hefir', derivada do verbo 'pur' tem o sentido de cancelamento, quebra de algo permanente, como a violação de uma aliança, o fim de um casamento ou uma greve.

O significado mais antigo para a palavra 'pur' é 'pequenos fragmentos de pedra ou cerâmica'. Este uso bastante antigo da palavra tem sua origem no costume antigo de se fazer sorteios utilizando pequenas pedras, ou pedaços de pedra, numa urna. Conhecemos esta maneira de sortear-se através da Bíblia. No livro de Josué, foi descoberto que Achan violou seu cherem em Jericó apenas depois que toda a população passou por sorteios diversos.

Um uso semelhante prevalesceu na Grécia, na cidade de Atenas. Para determinar quem era indesejável na cidade e deveria ser expulso, os nomes eram gravados em pedaços de cerâmica (ostracon), e lançados numa urna. Esta é a origem da palavra ostracismo, que significa excluir, por consentimento geral, da sociedade e de privilégios.

Haman escolheu fazer sorteios para determinar o dia e mês mais propícios para atacar os Judeus. Os antigos persas acreditavam que os signos do zodíaco afetavam o destino do homem, e creditavam muita honra aos astrólogos e magos. Para muitos pesquisadores, o sorteio não resultou no mês de Adar por acaso, mas intencionalmente, já que uma importante festa persa da deusa Anahita era celebrado no meio deste mês, e o interesse de Haman era deixar o povo contra os Judeus justamente durante estes dias de alegria e entusiasmo.

A palavra 'pur' tem significado semelhante ao da palavra 'payis' - loteria, tão difundida em Israel. A Mishná relata que nos serviços do Templo, em Jerusalém, os Cohanim competiam pelas tarefas mais importantes. Certa vez aconteceu que dois sacerdotes correram para fazer algo, mas um puxou o outro, que caiu e quebrou a perna. Ficou então decidido que aquela, e outros tarefas, teriam seus responsáveis definidos apenas através de um sorteio feito numa urna.

Nos tempos modernos, quando se procurava uma palavra para a loteria israelense, a palavra 'payis' foi escolhida. Esta palavra surgiu no vocabulário hebraico cerca de 600 anos após a palavra 'pur', mas foi preferida para que a palavra 'Purim' permacesse identificada apenas com a festa.

Uma palavra recentemente introduzida na língua hebraica é 'purimon', uma pequena festa parecida com Purim. Com o tempo, 'Purim' se transformou num símbolo de salvação para os Judeus, e diversos 'Purims' foram estabelecidos para marcar dias em que os Judeus foram salvos em diversos lugares do mundo de situações de perigo. Esses 'Purims' especiais eram chamados segundo o local onde o milagre havia acontecido, por exemplo: Purim de Frankfurt, Purim de Saragossa, Purim de Casablanca, etc.

Fonte: Central Pedagógica da Agência Judaica para Israel
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]