webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
01/May/2017
Iyar 5, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Shabat

Introdução

Segundo uma antiga lenda, D'us dirigiu-se ao povo de Israel dizendo: "Meus filhos, se vocês quiserem aceitar a Torá, e observar seus preceitos
(mitzvot), garantirei a vocês o mais precioso presente."

"E qual será este presente? " - perguntaram os filhos de Israel.

"O mundo vindouro (Olam Habá)", foi a resposta.

"Diga-nos como é o mundo vindouro", retrucaram os filhos de Israel.

E D'us respondeu: "Já lhes dei o Shabat. O Shabat é apenas uma pequena amostra do mundo vindouro."

Ao longo da história o Shabat sempre foi um ponto central na vida judaica.

Desde os tempos bíblicos até hoje, é observado como dia de descanso e renovação espiritual. Serviu para trazer alegria às vidas que estariam cansadas de outra maneira.

Famílias se reunem no Shabat. Pais e filhos jantam juntos. Rezam juntos. Estudam e cantam juntos. Formam uma verdadeira família.

A essência do Shabat é expressa no livro de Exodo 20:8-10, "Lembrem-se do Shabat e mantenham-no santo. Seis dias vocês deverão trabalhar e realizar todos os seus deveres, mas o sétimo dia é Shabat para o Senhor, vocês não deverão trabalhar neste dia."

Posteriormente, os rabinos acrescentaram que o Shabat é o caminho para a salvação pessoal. "Se o povo de Israel observasse pelo menos dois Shabatot consecutivos, todo o mundo seria redimido - Shabat 118a).

Mas o que é trabalho, e o que é descanso? Descanso é apenas um fenômeno físico? Será o trabalho de alguns lazer para outros? Os lazer de um homem é igual ao de outro?

Entre outras coisas, estas perguntas foram interpretadas e respondidas desde os tempos de Rabi Akiva, e estas respostas tem gerado diversas polêmicas atualmente, principalmente no Estado de Israel, onde convivem Judeus observantes e seculares.
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]