333 A.E.C. Alexandre Magno conquista Eretz Israel
175 A.E.C. Antíoco Epifanes sobe ao poder
168 A.E.C. Antíoco Epifanes em Jerusalém, profanação do Templo, editos de Antíoco; Matitiahu, o Hasmoneu encabeça a revolta contra os gregos
164 A.E.C Iehudá HaMacabi entra no Templo e reinicia os sacrifícios; Inauguração do Templo
160 A.E.C. Morte de Iehudá HaMacabi
152 A.E.C. Yonatan, o Hasmoneu, lidera o Povo de Israel
142 A.E.C. Shimon, o Hasmoneu, alcança o governo e o Sumo Sacerdócio (Cohen Gadol)
135 A.E.C. Yohanan Hircanos (filho de Shimon) chega ao governo e é Sumo Sacerdote (Cohen Gadol)
103 A.E.C. Alexandre Chaneo é Rei e Sumo Sacerdote
76 A.E.C. Salomé Alessandra (Shlomtzion HaMalka, esposa de Chaneo), sobre ao trono
67 A.E.C. Guerra Civil pelo controle da Judéia; Pompeu, comandante romano conquista Jerusalém; Morre Antigono, o último Rei Hasmoneu
Antecedentes Históricos da Revolta dos Macabeus
No ano 333 a.E.C., Alexandre Magno conquistou a Judéia e assim começou o governo grego na Judéia e em toda Eretz Israel. Alexandre Magno outorgou aos judeus o direito de viver segundo seus costumes, gozando de autonomia religiosa e nacional.
Depois de sua morte, o reino foi dividido entre os Ptolomaicos, que reinavam no Egito, e os Seleucidas, que governavam na Síria. Estes reinos lutavam entre si pelo governo da Judéia. Em 198 a.e.c., Antíoco III, Rei da Síria, conquistou Eretz Israel e novamente outorgou autonomia nacional e religiosa aos judeus.
A situação mudou em 175 a.e.c., quando subiu ao governo da Síria Antíoco IV, Antíoco Epifanes. Antíoco Epifanes se via como representante da cultura grega (helenista) e queria promover esta cultura em todos os domínios do reino. Nesta época, havia na Judéia duas posições fortes: os "Helenistas" e os "Chassidim". Os que apoiavam a cultura grega, falavam grego e adotavam os costumes gregos, eram conhecidos como Helenistas. A maioria dos Helenistas vinham das classes média e alta.
A maioria do povo permaneceu fiel à religião e à tradição judaicas, e não adotou a cultura grega. Do povo, se levantou um grupo de pessoas que se chamou a si mesmo de Chassidim. Eles viam como sua principal missão a preservação dos valores nacionais e religiosos. Eles se opuseram à imposição da cultura helenista, dado que isto aniquilaria a cultura judaica.
Antíoco Epifanes queria transformar Jerusalém numa cidade grega. Impôs editos contra a religião judaica; proibiu a observância do Shabat; a mitzvá da circuncisão e o estudo da Torá. Construiu um altar no Templo, e obrigou os judeus a fazerem oferendas aos deuses gregos. Também em toda Jerusalém foram construídos altares aos deuses gregos.
O ressentimento entre o Povo Judeu foi se acumulando, e em 167 a.e.c. estourou a revolta contra o governo grego na Judéia. A revolta começou no povoado de Modiin. Encabeçando os rebeldes, estava o ancião e sacerdote Matitiahu, o Hasmoneu.
Matitiahu matou o soldado grego que quis fazer a oferenda de um porco no altar de sacríficios dos judeus, destruiu o altar construído pelos soldados gregos e fugiu para as montanhas. Junto a ele, partiram seus cinco filhos: Iochanan, Shimon, Yehudá, Yonatan e Eleazar. Muitos judeus, que na maioria eram camponeses, se juntaram a Matitiahu e seus filhos para lutar contra os gregos. Encabeçando os combatentes judeus, estava o filho de Matitiahu, Yehudá, o Macabeu.
O lema dos combatentes judeus era "Mi Camochá baElim, Ado-nai" - Macabi - Quem é como Tu entre os deuses, nosso D'us". Os judeus lutaram com heroísmo. Era uma guerra entre forças díspares: poucos contra muitos, camponeses sem armas contra um exército organizado e treinado. A guerra foi popular e de guerrilhas. Nesta luta caíram muitos judeus, entre eles Eleazar, o Hasmoneu. Yehudá, o Macabeu, deu um duro golpe no exército de Antíoco, e libertou Jerusalém. Isto ocorreu em 165 a.e.c. Ele purificou o Templo, e renovou o serviço sagrado. No dia 25 do mês de Kislev, os judeus inauguraram o Templo e fizeram a primeira oferenda a D'us no novo altar. A festa de inauguração do Templo se estendeu por 8 dias. Depois da inauguração do Templo, continuaram as lutas. Yehudá, HaMacabi, caiu em combate, mas sua luta foi continuada por seus irmãos, Yonatan e Shimon, que fortaleceram o reino, anularam os editos de Antíoco, e transformaram a Judéia num reino independente. Shimon foi o primeiro príncipe da Judéia, e assim começou a dinastia dos Hasmoneus. Os reis Hasmoneus extenderam os limites do reino, e, no período do Rei Alexandre Chaneo, as fronteiras se extenderam desde o deserto, às margens do Jordão Oriental, até o Mediterrâneo, ao Ocidente; desde o Líbano, ao norte, até Rafiach, ao Sul. O país se constitui na maior área históricamente já atingida por Eretz Israel.
A dinastia dos Hasmoneus continuou até depois da conquista romana, em 67 a.E.C e até a morte do último Rei da Dinastia, em 37 a.E.C.
Fonte:
El Departamento para la Educación Judía Sionista - La Central Pedagógica